quinta-feira, 4 de junho de 2009

Amigos...

... "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor,
eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências...

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.

Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro,
embora não declare e não os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer .

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os".

(Vinícius de Moraes)

2 comentários:

Nanny Trilegal disse...

Oiee
Eu sou do Kantinho das Tags e Formatações e vim conhecer teu cantinho.
Gostei do post sobre a amizade.
Que Deus nos permita ser amigas e ter amigos cada dia mais.

Beijinhos,
Nanny

Vilma Pires disse...

Olá,agradeço por me seguir,mas fiquei triste por não deixar seu recado.Olha para mim sua amizade é mais do que preciosa.Vou te linkar no meu blog infantil que é voltado para professores.Venha conhecê-lo.Seu blog é um luxo.Bjim

O endereço do meu bloguinho infantil http://vilma-ensinarbrincando.blogspot.com

EU LHE DESEJO UM SOL DIFERENTE... Que apesar de todas as dificuldades, apesar de algumas tristezas que insistem, que mesmo com essa montanha erguida, o sol possa ser seu presente mais doce. Desejo ao seu coração o querer que ele quer. Que nas palavras que ele sussurra dentro do seu peito, sejam ouvidas aquelas que têm sabor de liberdade. Que você esteja atento para o sopro da sua vontade real, e jamais desista dos seus passos em direção à verdade. Desejo que sua percepção acorde mais plena no calor de um sol novo e renovador. Que ele lhe encoraje às atitudes que estão querendo respirar. Aquelas que sempre são substituídas, Aquelas que não se arrojam por ter os pesos de conceitos por demais antigos. Desejo que você aceite seu tempo, seja ele qual for. Que sinta serenidade na espera necessária para que a semente plantada brote no tempo certo. Desejo então que sua flor seja inteira, e mesmo que inicialmente pequena e frágil, ela lhe traga as luzes de uma estrada azul. Que sua sabedoria esteja desperta aguardando com tranqüilidade o desabrochar da sua flor. Em paz, em cadência ritmada com o aprendizado que vem chegando. Em mais suaves permissões a você. Em muito mais reconhecimento da sua coragem. Desejo a você um sol diferente. Espalhando seu sorriso pela densidade das nuvens, simplificando o aspecto complicado de alguns momentos e mostrando-lhe a fonte essencial para sua sede. Desejo que a cada instante você desnude mais seu coração e deixe que nele vibre em tom maior: O AMOR. O amor na sua expressão mais simples. Que não mede, não faz contas e que tem o poder de lhe erguer acima de todas as montanhas escuras. ******************************************************* APRENDENDO Aþrєηđα α liđαr cσм αs đificµlđαđєs    sєм þєrđєr α єsþєrαηçα  ηãσ đєixє σs þrσвlємαs sєrєм мαiσrєs    qµє α тrαηqüiliđαđє.  Sєм þαz ηαđα sє rєsσlvє    þαrє, мєđiтє є rєsσlvα µм α µм.  đєþσis đά µмα σlhαđα ησ gαвαriтσ đα αlмα...    єrrσµ αlgµмαs cσisαs?  αiηđα тєм σµтrαs σþσrтµηiđαđєs    ηãσ мαrqµє αs rєsþσsтαs đσ cσrαçãσ  cσмσ sє fσssє lσтєriα...    ηãσ sαвє αs rєsþσsтαs?  єsтµđє sєµ cσмþσrтαмєηтσ є єηcσηтrαrά    αs sσlµçõєs!  Sαвєr vivєr έ µмα αrтє,    є vivєr έ єsтαr ρrєsєηтє α    cαđα iηsтαηтє đα viđα, sєм єsρєrαr σ      αмαηћã ραrα rєαlizαr σ qµє đєsejα.    Vivα iηтєηsαмєηтє σ ћσjє.    sєjα cσмσ αs σηdαs dσ мαя,, quє мєsмσ quєвяαηdσ cσηtяα σs σвstáculσs, єηcσηtяαм fσяçα pαяα яєcσмєçαя.